TGIF – Thanks God It’s Friday!: Como aumentar seu vocabulário em inglês a partir de vídeos

Toda sexta eu vou falar sobre um assunto que eu amo: Ensinar Inglês. Hoje eu vou contar um pouquinho da minha estratégia para aprender palavras novas através de vídeos na internet.

Quando iniciei a dar aulas de inglês, eu descobri um site que é meu queridinho desde então o TED.com. Este site contém milhares de “talks” que são palestras sobre os mais variados assuntos.

O vídeo de hoje é: “Tim Urban: Inside the mind of a master procrastinator”. É uma palestra que gostei muito e é bem interessante e engraçada.

Para que você aproveite melhor o vídeo, fiz uma lista de passos que eu particularmente gosto de seguir quando quero aprender um novo vocabulário. Então vamos aos passos:

1. Assista o vídeo

Assista o vídeo sem se preocupar com as palavras. Tente entender o contexto e do que ele está falando. Tente captar a ideia principal do tema. Observe a forma como ele fala, gestos, imagens que são apresentadas. Conseguiu ter uma ideia do que se trata? Great! Next step!

2. Siga a legenda

Agora que possui uma ideia geral do tema, assista novamente e siga a legenda. Tente captar sua atenção para as palavras que você já conhece ou tem alguma ideia do que pode ser (alguma palavra parecida em português – existem várias!).

Neste momento atente-se ao que sabe e não se preocupe com palavras que não conhece. Ao final, pergunte-se: Numa escala de 0 a 10, quanto eu entendi? Se estava tranquilo de entender e compreende a maioria das palavras, ótimo! Mas se não entendeu muito, não se preocupe e vá para o próximo passo!

3. Preste atenção nas palavras que não conhece

Papel e caneta nesta hora! Agora você vai assistir e, observando a legenda, você vai anotando as palavras que você não tem a mínima ideia do que se trata e te impede de entender o contexto. Pare o vídeo, anote a palavra e continue o vídeo. Não se preocupe em fazer uma lista gigante de palavras que não sabe. Assim que achar que tem palavras suficientes para pesquisar passe para o próximo passo.

4. Pesquise as palavras da sua lista

Eu recomendo para quem já possui um nível avançado de inglês, pesquisar em sites em que não há tradução (Dictionary.com). Se você ainda está começando, acesse um dicionário português-inglês (Word Reference), mas pode ser usado quando você não entendeu de forma alguma a definição da palavra (acontece!).

Assim que pesquisar a definição da palavra, tente criar uma frase utilizando-a (não precisa ser gramaticalmente perfeita), para que sua mente crie um link com o vocabulário novo.

5. Assista novamente

Agora que você conseguiu sanar suas dúvidas e pesquisou palavras que não entendia, agora é hora de “Sit back and relax!” . Assista novamente e, se já estiver bem confiante, tire a legenda ou somente escute (principalmente se precisar lavar a louça ou passar roupa!).

Ao final, pergunte novamente: “Quanto eu consegui entender agora?” Se você conseguiu entender grande parte do que foi dito e está satisfeito com o seu progresso, ótimo! Caso ainda sinta que poderia aprender um pouco mais, entre neste link que você vai encontrar uma transcrição interativa, muito interessante para quem encontrou dificuldade em acompanhar as legendas.

Bom, esta é a forma que eu gosto de trabalhar com vídeos. Espero que ajude!

See you!

Quer saber mais sobre minhas aulas, clique aqui

Deixe um comentário

